domingo, 23 de outubro de 2016

Eucalipto: resistência e disseminação após incêndios

Fim-de-semana passado. Saí, depois de almoço, para um curto passeio que visava tirar algumas fotografias que eventualmente até poderei partilhar aqui. Acabei por me perder por estradas desconhecidas e acabei por ir ter a um sítio que até conhecia relativamente bem, mas que não conhecia o trilho que encontrei, junto ao rio Douro. Essa zona ardeu em Agosto, como grande parte do norte e centro do país.



Tudo ardeu, tudo ficou preto e carbonizado, mas quando olhamos em detalhe para o chão, vêem-se muitas "ervinhas" pensará qualquer leigo. Mas não são ervinhas, são pequenos eucaliptos que em dois meses nasceram e já estão com quase dez centímetros! E são aos milhares!!


Veja-se aqui em pormenor um pequeno eucalipto. Em dois meses a semente germinou e cresceu uma pequena árvore com dez centímetros, e observe-se onde cresceu, num autêntico fertilizante que é a cinza. Sem querer acusar ninguém, agora pensem comigo, quando um produtor tem um eucaliptal em fim de vida, vejam o que acontece se lhe deitar fogo... Uma sementeira gratuita!


Em Portugal em vez de se defender a floresta e as árvores autóctones, não, fez-se precisamente o contrário, e os interesses dos grandes grupos económicos, nomeadamente da pasta do papel, transformaram Portugal no maior produtor mundial de eucaliptos, e compare-se a dimensão minúscula do nosso país, com outros grandes produtores como a Espanha, Brasil, Índia ou China!

É completamente absurdo, é irreal e vergonhoso. É mais do que isso, é criminoso que os políticos portugueses tenham permitido este estado de coisas. Deveriam estar todos na cadeia, todos os que permitiram que chegássemos a este estado de coisas. E ainda muito recentemente, no anterior governo a senhora ministra Cristas, que nem sequer deve saber o que é um eucalipto, liberalizou a plantação dos eucaliptos! 

A nossa floresta está a ser assassinada e substituída por matéria-prima para as fábricas de papel e a culpa é exclusiva dos políticos. E é vergonhoso que venham depois fazer o choradinho quando o país arde, e a comunicação social querer culpar unicamente os pirómanos ou alcoólicos pela situação. A culpa antes de mais é também dos eucaliptos e das más opções políticas. Em duas semanas de Agosto, ardeu mais do que em toda a Europa! Será coincidência que existam mais eucaliptos em Portugal que no resto da Europa toda? Mais do que ninguém a culpa dos incêndios é também vossa, senhores governantes.  

O eucalipto desertifica, destrói os solos, destrói recursos hídricos e é altamente inflamável. E não é à toa que se diz "que os eucaliptos secam tudo à sua volta". É mesmo verdade. Onde estes se implantam, dificilmente outra vegetação nasce debaixo deles, sem falar que largam muitas cascas e ramos, fica um completo deserto à sua volta. Veja-se como fica o chão onde os eucaliptos são plantados:





E não se pense que quando ardem morrem! O eucalipto vem da Austrália, onde tem quem coma as suas folhas. Mas em Portugal não existem Koalas! E o eucalipto está muito apetrechado a sobreviver ao fogo. Vejam, há dois meses todos estes hectares arderam e vejam como eles estão a puxar novos rebentos por todo o lado. 




Todos se lamentam dos incêndios e dos prejuízos. Tudo fica destruído, os animais, as árvores. Mas poucos se insurgem contra o assassinato das nossas florestas autóctones, poucos se insurgem contra os eucaliptos. Todos os pequenos proprietários gostam do eucalipto pois, sem qualquer esforço, conseguem um bom rendimento extra plantando eucaliptos e vendendo a sua madeira para a pasta de papel Todos dizem serem mitos sobre o eucalipto quando a verdade está à frente dos olhos de todos. É mais ou menos como os produtores de culturas transgénicas que dizem maravilhas, porque metem muito dinheiro ao bolso quando estão a provocar danos irreversíveis à Natureza. No fundo todos parecem ficar satisfeitos com os eucaliptos porque estão todos comprados pelo dinheiro fácil. No enquanto o país fica cada vez mais pobre, mais desertificado, mais estéril, mais queimado. Todos nós ficamos mais pobres. E tudo isso é mesmo muito triste.  

# Eucaliptos: Um ano Depois

13 comentários:

  1. Concordo com tudo o que dizes, isto é absolutamente vergonhoso. Eu vivo num concelho onde 85% da área é floresta. E adivinha qual é a maioria das árvores? Pois, é o eucalipto. É terrível, a paisagem é horrorosa, os solos ficam secos e pobres, depois a malta põe adubo, que vai contaminar as linhas de água (aquelas que os eucaliptos não secaram). Até no clima se nota a diferença, principalmente no Verão. Mas vai-se falar mal dos eucaliptos aqui e cai o carmo e a trindade! É uma pena. Nem têm consciência que estão a dar cabo das terras, que daqui a uns anos não conseguem plantar mais nada e com tanto potencial que esta terra tem para o turismo, não se vai conseguir nada, porque quem é que quer ir fazer uma caminhada para o meio dos eucaliptos? Eu não e eu adoro fazer caminhadas na natureza. Mas não nesta :(
    Mais um exemplo clássico do lucro sobre a natureza. Tanta ignorância desta gente!

    ResponderEliminar
  2. É muito revoltante. E bota ignorância mesmo nos portugueses!
    É que somos mesmo muito burros! São os eucaliptos, é o uso dos herbicidas (estamos contaminados 20 vezes mais que a média europeia) são as culturas transgénicas que ninguém sabe o que é, nem se interessam em saber, e toda a gente acha tudo perfeitamente normal, ou melhor, não acha nada porque nem sabe disso!
    Primeiro foram os pinheiros-bravos, mas esses demoram muitos anos a formar uma árvore de bom porte, então nada melhor que o eucalipto que encontrou aqui o clima e condições mais do que favoráveis para se espalhar. Os maiores eucaliptos do mundo estão onde? Em Portugal! Mas não são só os eucaliptos! São as mimosas (ainda piores!) são as acácias, as austrálias, as hákeas-picantes, enfim, é um sem número de árvores exóticas invasoras que invadiram completamente o nosso país, ocupando habitats que deveriam ser de árvores nossas, como os carvalhos, azevinhos, azinheiras, medronheiros, castanheiros, sobreiros, etc, etc.
    É completamente absurdo, é uma aberração termos mais eucaliptos em Portugal que na Austrália ou em qualquer outra parte do mundo.
    Mas são as pessoas que temos no nosso país com esta mentalidade muito pequenina e ignorante.

    ResponderEliminar
  3. Toda a gente tem culpa: o pequeno agricultor, os madeireiros, intermediários e as celuloses, os politicos e a mentalidade eucalipteira. Bom artigo. Diria, os portugueses têm culpa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António boa noite,
      Mas uns têm mais culpa que outros. Culpa tem quem permitiu que se devastasse a nossa floresta a troco de mil dinheiros. E os primeiros culpados são os políticos. Mas os políticos morrerão, um dia se calhar as folhas de papel até podem deixar de existir, mas os danos irreparáveis já estarão feitos.

      Eliminar
  4. Que posso dizer? Que me sinto muito triste por não haver governo neste país,e não é só de agora,faz tanto tempo que este país maravilhoso é destruído todos os anos.Nem governo nem povo,não têm cultura nem amor pela Natureza.E, fico-me por aqui pois vivo junto de um rio desde pequena,onde brinquei ,que tem sofrido de todas as formas e não há quem queira recuperá-lo convenientemente, o rio Tinto.Dói-me ver a Natureza a ser destruída pelos humanos. :(


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dalila boa noite,
      O problema das invasoras, nomeadamente dos eucaliptos não é certamente de agora, tem muitos anos. O problema é as pessoas assobiarem para o lado e fazerem de conta que está tudo bem, quando de facto não está, e nada se faz para inverter este estado de coisa.
      Eu conheço bem o rio Tinto, para ali junto ao Parque Oriental do Porto, e facto dá pena ver tanta poluição.

      Eliminar
  5. Por acaso estou farto de ver eucaliptos a pegar fogo sozinhos!!!!!! E de facto os rebentos dos eucaliptos após o fogo são bons para a senhora enfiar no ..... para que saiba, nenhum eucalipto nascido após fogo, cresce normalmente para que possa valer dinheiro para venda... nao sao os produtores que em fim de vida de eucaliptal que larga fogo ter uma plantação sem custos.... e mais nao explico perante tanta ignorância

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro lugar respeitinho que não está na sua rede social onde pode dizer o que lhe apetece. Está no meu blogue, portanto, se quer ser respeitado, faça-se respeitar ou os seus comentários serão apagados. Em segundo lugar é senhor e não senhora.
      E por último, se o ilustre anónimo(a), visto que já percebi que é um grande especialista na matéria, nos quiser a todos brindar com o seu conhecimento sobre as vantagens dos eucaliptos esteja sinta-se à vontade. Estou sempre disponível para aprender com quem sabe mais do que eu.

      Eliminar
  6. Se ao menos os eucaliptos servissem para pendurar os políticos (ir)responsáveis pelo pescoço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gonçalo boa noite,
      É que nem para isso servem, pois o eucalipto também é conhecido por desprender ramos muito grandes e colocar em perigo as pessoas que por baixo deles passam. Ainda por estes dias passava pelo Jardim Botânico do Porto, e tinha um grande perímetro de segurança delimitado com uma fita, alertando precisamente para esse facto, que estava a colocar em perigo as pessoas.

      Eliminar
  7. Se não fosse permitida a instalação de fabricas de papel, "porque os donos vieram instalar as fábricas em Portugal e não instalaram no país onde vivem ?" Esta é a pergunta que se deve fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antunes,
      Mas acha que, por exemplo, algum país nórdico quer um eucalipto que seja no seu país?
      É que nem pensar!

      Eliminar
  8. Estou pasma :o
    Se eu passasse pelo mesmo sítio por onde passaste eu iria mesmo julgar que eram "ervinhas" que estariam a rebentar e não uma sementeira de eucaliptos!
    É realmente assustador depararmo-nos com este cenário.
    E é triste verificar que ano após ano, nada muda...
    Beijinho
    SF

    ResponderEliminar